Achei perdido em meus arquivos antigos esse interessante “voo treino” realizado no inicio de 2009.
Isso me fez filosofar sobre o que mudou de lá para cá em relação a equipamento e mercado. Esse voo foi da época em que o FPV era algo que se fazia, e não algo que se comprava.
FPV não era fácil e exigia tempo e esforço para o sucesso. Porém quem fazia o esforço era brutalmente recompensado.
Compreender o funcionamento da aeronave e sistema de FPV foi e é importante para tirar o máximo de proveito da atividade. Na minha opinião para ser bem sucedido no vôo, continua sendo necessário conhecimento de todos os diferentes tipos de sistemas, incluindo:
– sistemas de transmissão sem fio
– aerodinâmica
– circuitos DC
– sistemas de vídeo
– sistemas ópticos
– sistemas de energia elétrica
– antenas
Quem já voa aeromodelo em terceira pessoa têm pelo menos três desses itens familiarizados.
Comecei a voar em 2008 e algo que valorizo muito daquela época é o convívio com aéromodelistas experientes que me permitiu receber de forma rápida informações importantes sobre a prática responsável e importância em não oferecer risco as pessoas que acompanham a atividade. Infelizmente, hoje em dia, recebo muitas notícias de voos inconsequentes realizados por pessoas que não tiveram a oportunidade de ter a mesma experiência que tive.
Então, o que exatamente é FPV no aéromodelismo ?
É um método de voar um avião, helicóptero ou multirotor através de uma câmera de vídeo onboard. Isso dá uma perspectiva diferente de vôo. O piloto agora vê diretamente do avião, em vez de como um observador em terceira pessoa.
Como é que funciona?
Simplificando. A câmara de bordo está ligada a um transmissor de vídeo (vtx) que transmite imagem para um receptor (vrx). O receptor recebe o sinal que é exibido em tempo real para o piloto em um óculos ou de uma tela.
Nesse voo estou recebendo a imagem do quad em uma pequena tela montada na tampa de uma maleta. Foi a primeira Ground Station que construi, ficou muito ruim mas funcionava, depois montei tudo em uma mochila que uso até hoje e me permite andar em trilhas no mato para subir montanhas.
Equipamento:
Flame Wheel F450
Naza-M
SunnySky 2212 KV980
HK 25 amp esc
10×5 (acho que era a Graupner)
LawMate 1.2GHz 500mW (VTX)
Lawmate 1.2GHz receiver (VRX)
Sistema redundante de VRX
GoPro Hero 1
Monster Truck: Traxxas Stampede